Tudo sobre cães

quinta-feira, 29 de outubro de 2009




Dicas para os cães não ficarem entediados

Seguem algumas dicas de como reduzir o tédio dos cães:

Coloque espelhos no local em que filhotes brincam. Isso não é apenas divertido, mas também ajuda na socialização deles.

Escolha brinquedos que estimulem brincadeiras ativas e interessantes para seu cão, como bolas de borracha que rolam em direções inesperadas e brinquedos de borracha para morder que tenham diferentes formas e texturas.

Varie os brinquedos que deixa com seu cão para que a cada dia ele tenha "novos" brinquedos.

Pense na possibilidade de ter mais um cão caso deixe seu cão sozinho por perí odos longos de tempo. Cães são animais de matilhas e precisam de companhia.

Deixe um radio ou televisão ligada enquanto você estiver fora para fazer companhia a seu cão.

Instale uma "porta para cães" para que seu cão possa dar uma volta em uma área segura fora de casa, como um quintal ou jardim cercado.

Se o seu cão estiver confinado dentro de casa, garanta que tenha acesso a uma janela ou pátio para que ele possa ver o mundo lá fora.



Guia de pesos para cães

Se perguntando quanto deve pesar seu cão? Não sabe se ele precisa perder alguns quilinhos? Você só precisa ler este útil guia de pesos para saber. Veja pela raça e tamanho do seu cão.

Às vezes pode ser difícil dizer quanto um cão deve pesar e, como ocorre nos humanos, os quilinhos extras podem ir aumentando aos poucos.

Segue uma tabela de pesos com as raças de cães mais populares. Se não encontrar a raça do seu cão aqui, verifique o peso de uma raça com peso semelhante ao de seu cão. Se tiver dúvidas, fale com o veterinário.

Raças Pequenas:
* Chihuahua - 1,8 Kg
* Pequinês - 4 Kg
* Schnauzer Miniatura - 6,8 Kg
* Boston Terrier - 8,6 Kg

Raças Médias:
* Cocker Spaniel - 11,3 Kg
* Beagle - 11,3 Kg
* Brittany Spaniel - 15,9 Kg

Raças Grandes:
* Husky Siberiano - 22,6 Kg
* Airedale Terrier - 22,6 Kg
* Pointer - 29,5 Kg
* Labrador Retriever - 34 Kg

Raças Gigantes:
* Sheep Dog - 43,1 Kg
* Dogue Alemão - 59 Kg
* São Bernardo - 74,8 Kg


Como prevenir que um cão lata constantemente

É natural um cachorro latir, mas os vizinhos podem achar irritante o latido ou choro de um cão. Em muitos casos, os donos nem sabem do problema, pois o cão late quando estão fora de casa. Pela lei, o latido de um cão pode ser considerado poluição sonora. Caso o dono não tente fazer nada sobre o latido do cão, pode ser processado.

Cães latem porque não são naturalmente animais solitários e gostam da segurança de um grupo familiar. Em especial, cães de estimação vêem seus proprietários como uma famí lia substituta e alguns ficam tristes quando são deixados em casa. Seu cão pode latir simplesmente por estar se sentindo só, ou entediado, ou porque está com algum problema médico. Se acha que este pode ser o caso, leve-o ao veterinário.

Bom treinamento e afeição garantem que seu cão possa diferenciar pessoas que podem entrar na casa e intrusos. O melhor é treinar seu cão desde jovem para que não lata para tudo que se move. Alguns cães não querem que você os deixe, então é melhor que os acostume a ficarem em casa sozinhos, várias vezes ao dia, por diferentes períodos de tempo. Não faça festa para seu cão quando for deixá-lo só. Inicialmente, você pode deixar o cão sozinho em uma sala diferente e não ir lá até que fique quieto. Se o cão late porque quer saber o que está acontecendo lá fora, deixe-o longe da janela.

Caso o cão queira muita atenção, talvez seja uma boa idéia deixar o rádio ligado quando estiver fora de casa. Se for passar um longo perí odo fora, tente pedir para que alguém venha e solte-o no jardim, peça também que deixe bastante água e alimento


fique de olho na cintura

No natal, todos queremos que nossos animais de estimação participem das comemorações. Mas temos de tomar cuidado pois podemos arriscar a vida de nossos animais alimentando-os demais na época de festas. Seguem dicas para que os animais tenham um feliz natal sem ganhar muitos quilos.

Como os seres humanos, se os nossos animais de estimação ingerirem mais calorias do que necessitam, engordam. O peso pode aumentar lentamente até que, de repente, temos um problema sério para resolver. Como com humanos, após ganhar peso, é difí cil perdê-lo.

Para evitar que seu animal de estimação ganhe muito peso, alimente-o de forma racional, com guloseimas especialmente preparadas para ele. Um exemplo: não é boa idéia dar chocolates a seu cão pois são feitos para seres humanos e podem ser perigosos se ingeridos por cães e gatos em grandes quantidades. Dê a seu cão chocolates especiais preparados para eles.

Cães gostam bastante de ganhar seus presentes no natal. Se for dar ao seu cão guloseimas ou alimentos de sua mesa, então leve isto em consideração na hora da refeição, reduzindo a quantia.

Não esqueça de alimentar seu animal de estimação nas horas de sempre e de seguir o que está escrito no rótulo. Também tome cuidado se for dar leite de vaca, leite pode causar distúrbios intestinais em alguns animais. Garanta que tenham acesso a muita água ao invés de leite.

Pode ser uma boa escolha usar um comedouro menor para alimentar seu cão se estiver com medo de alimentá-lo demais.

Leve seu cão para longas caminhadas entre as refeições e encoraje o resto de sua famí lia a acompanhar, para que se beneficiem do ar puro. Se seu cão se molhar, faça carinho, secando-o e dando bastante atenção extra.

Garanta que a árvore de natal está estável, pois cães e gatos não conseguem resistir a fuçar entre os presentes e brincar com as luzes. Garanta que todas as decorações comestí veis estejam nos galhos mais altos, fora do alcance de seu animal de estimação!


como manter seu cão com ótima aparência

Com cuidados apropriados, seu cão terá sempre pelo lustroso e brilho nos olhos. Vejamos os cuidados básicos.

- Não é bom dar banhos demais em seu cão
Você deve apenas dar um banho em seu cão quando ele estiver sujo ou se o veterinário aconselhar. Se der banhos demais, vai eliminar todos os óleos naturais que protegem do frio e da umidade. Dê banho apenas quando o tempo estiver bom ou dentro de casa para evitar gripes e use apenas produtos feitos para cães. NUNCA use detergentes ou desinfetantes domésticos, pois agridem a pele de seu cão.

Se o seu cão precisar de um banho, assegure-se de que tudo está preparado de antemão, caso ele tente escapar!!! Prepare uma área para lavá-lo e secá-lo, então deixe à vista os equipamentos necessários. Este é também um bom momento para arejar e limpar a cama dele.

- Cuidados básicos na hora do banho
Dar banho em um cão pode fazer uma grande bagunça e no calor é melhor fazê-lo fora de casa. Pegue uma banheira ou outro container, encha até a metade com água morna (não quente!) e reserve uma grande quantidade para enxaguar. Use um shampoo suave para crianças ou o produto que seu veterinário recomendar. Leia atentamente as instruções antes de começar e separe uma toalha velha e limpa. Dependendo da raça do seu cão, talvez precise de um secador de cabelos.

Quando tudo estiver pronto, levante seu cão gentilmente (com a ajuda de alguém se for necessário) e coloque dentro da banheira com água tépida. Então use uma jarra para jogar água no corpo dele, partindo da parte da traseira, deixando a cabeça por último.

Comece aplicando o xampu no corpo e nas pernas, então esfregue bem para dar uma boa ensaboada por todo o corpo do seu cão. A cabeça deve ser lavada por último, tomando cuidado para que o shampoo não entre nos olhos. Quando você achar que ele está completamente limpo, enxágue-o jogando água morna nos pêlos. Uma boa quantidade de água será necessária para tirar completamente o xampu.

Quando você tirar o animal da banheira, ele provavelmente sacudirá o corpo, removendo a maior parte da água dos pêlos num instante. Use uma toalha velha limpa para tirar o restante da água e então complete a secagem com um secador de cabelos em temperatura baixa. Se utilizar uma escova com o secador de cabelos o processo de secagem será bem mais rápido.

- Pelagem longa e curta
Cães de pelagem longa e curta devem ser escovados de forma diferente. Cães de pelagem curta podem ser escovados uma vez por semana, dependendo da condição dos pêlos. Você vai precisar de um pente e uma escova de cerdas macias, que devem ser mantidos especialmente para seu cão. Talvez o melhor para um cão maior seja colocá-lo em cima de uma mesa fora de casa, mas cães pequenos podem ser escovados no seu colo. Escove os pêlos mortos com o pente, começando pela cabeça e seguindo pelo corpo, rabo e pernas. Preste atenção nos pêlos grossos do pescoço, especialmente em raças como Labradores. Uma vez que a pelagem tenha sido completamente penteada, use a escova de cerdas suaves para remover pêlos soltos.

Para cães de pêlos longos o processo é quase o mesmo, embora eles possam precisar de escovação várias vezes por semana. Com certeza, é melhor gastar um pouco de tempo para escová-los a cada dois ou três dias do que não escová-los, o que provavelmente causará emaranhados. Mantenha um pente e uma escova especialmente para esta tarefa e escove o cão começando pela cabeça seguindo para trás, passando a escova no sentido do crescimento dos pêlos. Você pode precisar levantar a pelagem superior se o cão tiver uma segunda camada de pêlos. Escove de dentro para fora removendo pêlos mortos e emaranhados. Se passar o pente pela pelagem e não encontrar nós, então seu cão está bem escovado. Este é também um bom momento para verificar brotoejas na pele, inchaços ou parasitas, como pulgas e carrapatos.

Manter o seu cão bonito pode ser bem divertido e dá uma chance de construir uma relação de confiança e contentamento entre você e seu amigo peludo.


Nada de sujeira

Para um cachorro saudável e bonito, não se esqueça de mantê-lo sempre limpo. O banho ajuda a manter a saúde do pêlo, além de deixá-lo menos vulnerável a doenças, quando não dado em excesso.

A partir dos 45 dias de idade, se o tempo estiver quente, seu cão já pode tomar o primeiro banho. Utilize sempre shampoo ou sabonete neutro, sem nenhum tipo de anti-pulgas ou algum outro inseticida, pois pode ser tóxico ao filhote.

Use de preferência água morna, tome um cuidado especial para não molhar os ouvidos e, principalmente, divirta-se! Faça do banho sempre um momento agradável para o seu amigo, assim ele vai sempre gostar de estar limpo e cheiroso.

Depois do banho lembre-se de secá-lo muito bem, limpar os ouvidos e não utilizar perfumes muito fortes (pense que ele está sentindo o cheiro muitas vezes mais forte do que você).

A freqüência do banho depende do tamanho do animal e de sua pelagem. Cachorros menores geralmente precisam tomar banho mais freqüentemente, enquanto cachorros maiores têm um intervalo maior. Não os banhe em excesso, pois o pêlo tem um óleo natural que ajuda a mantê-lo longe da humidade e em boa saúde.

O banho não é a única forma de mantê-lo limpo. Escová-lo todos os dias ajuda a manter o pêlo brilhante e bonito, além de tirar a sujeira superficial. Cheque também as orelhas freqüetemente e escove seus dentes pelo menos 2 vezes por semana.

A escovação dentária é fundamental para que ele não tenha problemas de tártaro e mal-hálito, por isso você deve acostumá-lo desde pequeninho. Nunca use a pasta de dente comum para isso, escovas e pasta de dente devem ser próprias para o uso animal.

Existem diversos tipos de shampoo para cada tipo de pêlo, ou ainda anti-alérgicos, anti-pulgas e para tratamentos dermatológicos, mas sempre que precisar de algum uso específico, consulte seu veterinário.

Cuidado com as Pulgas
Se o seu cachorro se coça demais, inspecione seu pêlo para pesquisar a eventual presença de fezes de pulgas (encontrados em forma de pequenas bolinhas pretas). As pulgas se movimentam rapidamente, você poderá não vê-las. Neste caso, também o seu veterinário poderá recomendar um tratamento apropriado. No entanto, não se pode esquecer de que as pulgas e seus ovos podem sobreviver fora dos pêlos do seu cachorro durante muitos meses. É importante tratar cuidadosamente da caminha, do carpete ou do piso de madeira.

Em breve mais dicas!!


0 comentários:

Postar um comentário